domingo, 17 de junho de 2012

COPA DO MUNDO-PRIMEIRO TÍTULO DO BRASIL


Copa do Mundo da FIFA Suécia 1958




Seleção Brasileira Campeã Mundial 1958
Em pé(da esquerda para direita): Djalma Santos, Zito, Bellini, Nilton Santos, Orlando e Gilmar Agachados: Garrincha, Didi, Pelé, Vavá e Zagallo 


BELLINI

Vestindo camisas azuis improvisadas para evitar confusão com o uniforme dos anfitriões, a seleção brasileira imprimiu outros cinco tentos na grande final da Copa do Mundo da FIFA, ignorando o gol de Liedholm que abriu o marcador para a Suécia com apenas quatro minutos de jogo. Vavá e Pelé balançaram as redes duas vezes cada um. Zagallo, que mais tarde também seria campeão mundial como técnico, fechou a goleada. O terceiro gol brasileiro entrou para a história do futebol mundial: Zagallo levanta para a área, Pelé domina no peito, dá um chapéu no zagueiro Gustavsson e finaliza de sem-pulo, sem chances para o goleiro Karl Svensson.Os brasileiros já haviam caído nas graças da população local pela simpatia e cordialidade fora de campo, e comemoraram a conquista da Jules Rimet dando a volta olímpica com a bandeira da Suécia. O rei Gustavo Adolfo também foi ao gramado felicitar os campeões do mundo — aprovação distinta pelo triunfo comandado por um jovem que, muito em breve, também seria chamado de Rei.





OPINIÃO: Como já citei em outra oportunidade, a primeira conquista é sempre diferenciada, e pro Brasil mais ainda, o primeiro título e mais surgimento do REI, Pelé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário